Terapia com florais

O que são florais? 

As essências florais não são medicamentos,  mas compostos preparados com a vibração das plantas e outros componentes da natureza.

e98560f8209da5bfb12641ce0636ee95

Essas essências são combinadas em fórmulas para situações específicas, de acordo com a necessidade emocional de cada paciente, sejam lutos, mudanças de vida, conflitos, raiva, angústias e ansiedades.

A energia contida nos florais atua especificamente sobre o estado emocional do paciente, equilibrando suas emoções e ajudando no controle sobre elas.

A terapia com florais foi criada no século XIX pelo Dr. Edward Bach, médico britânico que desenvolveu as essências florais de Bach, uma forma de medicina alternativa inspirada nas tradições homeopáticas.

Como funcionam?

A terapia com florais vai levar a pessoa a desenvolver o autoconhecimento. Ajuda a despertar os dons, virtudes e qualidades inerentes que estão reprimidas e sufocadas, como um controle remoto que aciona uma função que está lá, mas desligada.

O primeiro movimento é a tomada de consciência do que causa o problema. Depois da consciência, vem a mudança do padrão, do hábito, do sentimento, ou seja, você aprende a lidar com a situação que te causavam algum stress. O efeito de tomar os florais não é a eliminação das atitudes negativas, mas a sua transformação em atitudes positivas.

As essências ensinam a colocar ordem na nossa casa interior: liberar conflitos, quebrar e dissolver padrões, perdoar, restabelecer o poder pessoal, transmutar sentimentos que não necessitamos: enfim, dissolver aquilo que nos impede de crescer.

images25e5805a909660d098917732f4e7ece6

Um tratamento personalizado

Os florais exercem seu efeito tratando o indivíduo e não a doença ou seus sintomas. Eles atuam especificamente no estado emocional da pessoa afetada. Assim, duas pessoas com a mesma queixa, por exemplo, insônia, poderão se beneficiar tomando florais bastante diferentes. Uma pode estar resignada à doença, enquanto que a outra poderá estar impaciente com ela, por isso para cada caso serão apropriadas essências diferentes.

É comum os pacientes chegarem com queixas físicas, como enxaqueca, fibromialgia e até quadros de endometriose. No processo de anamnese, descobrimos questões como ansiedade, medo e angústias que podem explicar aquele sintoma como uma tentativa do corpo dizer que há algo errado no plano emocional”.

A partir dessa interação, o terapeuta vai levantar as informações e correlacionar com as essências indicadas para trabalhar no equilíbrio emocional daquele paciente.  Então fará uma composição personalizada e única, de acordo com a necessidade da pessoa.

834e1d47b4cf00f6a5b21c14a60912c1

Por isso a importância de fazer o uso de florais alinhado com a terapia.

No dia a dia da clínica, os pacientes trazem uma série de dúvidas a respeito da terapia com florais:

1.O que é a terapia com florais?

A terapia floral é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia integrativa, que é o conjunto de práticas e técnicas voltadas para os cuidados na área da saúde. Ou seja, não substitui um medicamento ou tratamento médico, mas vem para integrar através do tratamento do estado emocional.

2. É preciso estar doente para fazer a terapia floral?

As pessoas não precisam estar fisicamente doentes para se beneficiar dos florais. Muitos de nós passamos tempos difíceis e de fadiga em que o negativismo se instala; nesses momentos, os florais são valiosíssimos para repor o equilíbrio antes que os sintomas físicos surjam.

 3. Como os florais atuam no corpo?

Eles restabelecem o equilíbrio emocional quando há perturbações exageradas, mas servem, sobretudo, como terapia preventiva. Cada um dos 48 florais relaciona-se com um estado mental negativo, traço de personalidade, humor ou temperamento específico, como ódio, inveja, ciúme, culpa, intolerância, impaciência, comportamento egoísta, apatia e amargura. Essas perturbações podem desencadear doenças físicas, pois a saúde depende da maneira como encaramos os problemas da vida, segundo Edward Bach, médico britânico criador dos Florais de Bach e precursor desse tipo de tratamento. 

4. Eles podem ser usados como opção a remédios tarja preta?

Os florais servem como tratamento complementar, portanto não substituem os tratamentos convencionais. Nunca se deve abandonar o tratamento médico, a alopatia irá tratar o físico e o floral tratará o emocional. Com o emocional equilibrado, o organismo responderá melhor ao tratamento alopático que tem que ser acampanhado por um médico.

5. Há efeitos colaterais?

Se utilizados os de procedência, prescritos por profissionais capacitados, não há efeitos colaterais. Os florais chegam a apontar doenças físicas e são simples de usar, acalmam e equilibram. Estudos realizados pela Universidade de Miami atribuem às essências florais o controle do cortizol, hormônio do estresse presente no organismo, apontado como o maior causador da ansiedade. 

Se você quer descobrir mais sobre os benefícios da terapia floral na sua vida, agende uma consulta! 

Namastê

Anúncios