Reiki

Para entender o que é Reiki, devemos entender o significado de seu nome.

A palavra é composta de duas palavras japonesas:images (1)

Rei “sabedoria divina ou o poder superior”

Ki – “energia vital”.

Reiki é uma técnica japonesa de cura, reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e incluída recentemente no rol de terapias integrativas do SUS (Sistema Único de Saúde) do Ministério da Saúde.

images (3)

É transmitido através da “imposição de mãos” e baseia-se na ideia de que uma “energia vital” invisível flui através de nós e é o que nos faz estarmos vivos. O terapeuta reikiano é um canal de energia, portanto nenhuma energia pessoal é transferida para o paciente

A terapia Reiki foi redescoberta por Mikao Usui, um monge japonês em meados do século XIX. Hoje a terapia é conhecida em todo o mundo e cada vez mais cresce o número de adeptos, simpatizantes e beneficiados por ela. 

Acredita-se então que Reiki é a energia vital espiritualmente guiada. Se o nível de “energia vital” está baixo, ficamos mais propensos às doenças ou mais estressados. Se estiver alto, somos mais capazes de nos sentirmos felizes e saudáveis.

Quais os benefícios do Reiki?

O Reiki é de natureza espiritual, mas não religiosa, ele não tem nem ensina nenhum dogma e seus praticantes não precisam acreditar em nada para aprender a usá-lo ou recebê-lo. Em fato, Reiki não depende de crença, fé ou religiosidade para fazer efeito.

Ela é considerada pelos seus praticantes como um tratamento holístico que traz alívio espiritual, mental, emocional e físico. Ao longo dos últimos anos, vem sendo praticado como terapia complementar em clínicas e hospitais dentro e fora do Brasil.

b188cd1705ebbc1a0c54881637652962

Apostando na ideia de que a transmissão de energia para o corpo por meio da imposição das mãos sobre determinadas partes do organismo é uma forma de tratar diversas doenças, a terapia é cotada para reduzir ansiedade, fadiga, dores crônicas e até como coadjuvante em tratamentos contra o câncer.

O que diz a ciência sobre esta prática?

Na Universidade de Granada, na Espanha, cientistas concluíram que uma única sessão de Reiki já produzia melhoras imediatas em enfermeiras que sofriam de síndrome de burnout, um tipo de esgotamento associado ao desempenho profissional. Como principal conclusão do estudo, publicado na Revista Latino-Americana de Enfermagem, está indicada a redução na pressão arterial das profissionais.

As hipóteses mais estudadas sobre os efeitos do Reiki no corpo humano mencionam energias magnéticas, elétricas e eletromagnéticas, que seriam transmitidas durante uma sessão, tendo efeito sobre os Chakras.

O Reiki no alinhamento dos Chakras

Existem diversas formas de alinhar os Chakras, e o Reiki é uma delas. O mestre reikiano ajuda  o receptor, através da energização vital pela imposição das mãos a alcançar o equilíbrio e a harmonia de cada um dos sete Chakras.

5e515e6257c66100d524b7115d99d2ad

Representados na figura ao lado, cada Chackra tem uma cor e estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça.

Os Chakras representam a nossa vibração, tanto física quanto mental. Quando estão em equilíbrio,  a energia vital circula livremente e  isso reflete no nosso exterior. Nos sentimos bem, alegres e cheios de energia.

Como todos os Chakras são interligados, o mau funcionamento de um deles afeta todos os demais.

Como é uma sessão de Reiki? O que esperar?

62860c461beb60cdef90b4535f5dbd54

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a terapia Reiki, seguem algumas informações práticas sobre esta forma de cura:

  • A sessão de Reiki pode variar bastante de terapeuta para terapeuta.  Conte com 45min a 1h de duração. 
  • O terapeuta poderá ter uma primeira conversa com o paciente sobre as suas questões, estado de saúde e o que o leva a procurar a terapia Reiki. Esta conversa chama-se anamnese. Porém, um terapeuta de Reiki não faz e nem pode fazer diagnóstico médico. 
  • Após a anamnese, o terapeuta consegue sugerir uma abordagem para o paciente, considerando uma frequência de sessões. 
  • No Reiki não há manipulação do corpo, não é uma massagem. O terapeuta não deve manipular o corpo de modo algum, o toque é sempre suave. O terapeuta coloca as mãos sobre ou perto do corpo do cliente, movendo-se sobre as áreas da cabeça, tronco e pernas. Ele deve demonstrar primeiro ao paciente onde as coloca, para não causar qualquer desconforto.  
  • O cliente receberá o tratamento numa maca própria, num colchão apropriado ou cadeira, dependendo da sua condição física ou dos materiais disponibilizados pelo terapeuta. O paciente recebe o tratamento vestido. Sapatos, jóias e acessórios podem ser retirados apenas pelo conforto do paciente. 
  • A prática de Reiki não envolve o uso de sais ou óleos.

O Reiki, a Medicina e outras terapias

O Reiki é integrativo, de aplicação simples, tem uma perspectiva holística sobre o paciente e é complementar a qualquer enquadre da medicina e/ou terapias como Acunpuntura.

Também por este aspecto, o paciente de Reiki não deve deixar de tomar a medicação prescrita pelo seu médico. A responsabilidade é sempre do lado de quem prescreve, não cabe ao terapeuta reikiano aconselhar este assunto.

Se você quer descobrir mais sobre os benefícios do Reiki na sua vida, agende uma consulta! 

Namastê

Anúncios