Conto de Final de Ano

…ou Onde está a Esperança

o-que-e-a-caixa-de-pandora-5

Era uma vez Pandora, a primeira mulher criada por Hefesto sob as ordens de Zeus. Pandora é uma personagem da mitologia grega, de uma história contada pelo poeta grego Hesíodo, que viveu no século VIII aC. De acordo com a obra, o titã Prometeu presenteou os homens com o fogo para que dominassem a natureza. Zeus, o chefe dos deuses do Olimpo, que havia proibido a entrega desse dom à humanidade, arquitetou sua vingança criando Pandora, sua primogênita”.

Uma das várias versões deste mito indica que Pandora, uma mulher de extrema beleza, foi enviada por Zeus para se casar com  Epimeteu, que era irmão de Prometeu (aquele do fogo). O presente de casamento era uma caixa que continha todos os males. Essa caixa ficou conhecida como Caixa de Pandora. Antes de enviar Pandora à Terra, Zeus entregou-lhe a caixa, recomendando que jamais fosse aberta, pois dentro dela os deuses haviam colocado um arsenal de desgraças para o homem como a discórdia, a guerra, doenças do corpo e da mente e um único dom: a esperança. O problema é que Pandora não conteve sua curiosidade e abriu a caixa, libertando todo aquele saco de maldades sobre a humanidade, só fechando antes que a Esperança pudesse sair. Desta forma, os deuses se vingaram de Prometeu por ter roubado o fogo.

Outra versão é de que Pandora foi enviada por Zeus com boa intenção, a fim de agradar ao homem. O rei dos deuses entregou-lhe, como presente de casamento, uma caixa em que cada deus colocara um bem. Pandora abriu a caixa e todos eles escaparam, exceto a Esperança.

Uma aproximação deste mito pode ser feita com a Queda de Adão e Eva relatada no livro do Gênesis. Entretanto, a versão bíblica é mais indulgente com a mulher, que é levada ao erro pela serpente, mas que divide a culpa do pecado original com o homem.  Na filosofia pagã, Pandora não é a fonte do mal, ela é a fonte da força, da dignidade e da beleza.

Hope 

Caberia perguntar quanto ao sentido desta lenda: por que uma caixa contendo todos os males da humanidade conteria também a Esperança? Na Ilíada, Homero conta que, na mansão de Zeus, haveria duas caixas, uma que guardaria os bens, outra os males. O nome “Pandora” possui vários significados: panta dôra, a que possui todos os dons, ou panton dôra, a que é o dom de todos (dos deuses).

Em Psicanálise, chamamos de ambivalência esta experiência de ter pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas, em relação a alguém ou alguma coisa. O problema é que, na maioria das vezes, essa ambivalência  é um reflexo do nosso próprio mundo interno, e fica muito difícil aceitar nossa versão real, diferente daquela idealizada.  Esse conflito tem início lá na infância, observe as crianças: nos contos de fadas, a maioria se identifica com a princesa ou o príncipe. E o MAL fica do lado oposto, com os vilões.

Em outras  palavras, o alívio de nossas angústias e sofrimentos seria aceitar um mundo em que o bem e o mal caminham lado a lado, internamente e ao nosso redor.  Não um mundo preto e branco, certo ou errado, meu ponto de vista contra o seu. Mas um mundo xadrez. Dá pra imaginar?

Voltando ao mito, pode-se fazer uma piada e dizer que Esperança é o que se consegue quando se chega ao fundo da caixa, também conhecido como fundo do poço. Nossa cultura popular está impregnada desse mito, já ouviu?

A moral dessa estória, em minha opinião, é que sem enfrentar nossas dores e contradições, não atingimos o Prazer – que também é conhecido como equilíbrio, felicidade, alívio dos sintomas, bem-estar. Pensando assim, até que faria sentido a Esperança ficar lá no fundo da caixa, depois de muita negação, angústia, culpa, pensamentos obsessivos, doenças psicossomáticas.

2017 está de saída e, se você está lendo este texto, fica meu convite para o próximo ano: vamos abrir sua Caixa de Pandora?

Em 2018, peça a ajuda de um terapeuta e inicie sua jornada. Boa viagem!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s